Apego ao passado

10 Sinais de apego ao passado

Podemos estar apegados inconscientemente ao passado, e nem percebemos que agimos assim.

Quando ficamos apegados ao passado, a vida fica emperrada, travada em alguns setores como por exemplo: TRABALHO, família, A NOSSA FÉ.

Como podemos saber se ESTAMOS REALMENTE APEGADOS ao nosso passado?

Vamos ver 10 SINAIS em que podemos verificar em nós se estamos apegados EXCESSIVAMENTE ao passado.

1. Só ficamos RECLAMANDO da vida da mesma forma que nossos pais FAZIAM.

Apesar de ter um estilo de vida completamente diferente, condições melhores que os pais, não há motivos que justifiquem essa tendência.

2. Quando somos HIPERSENSÍVEIS a críticas.

Quando ficamos incomodados demais com o que os outros falam da gente, não paramos pra fazer uma autocrítica e ver se o que o outro tá falando de repente está até certo. Ficamos facilmente magoados com o que os outros falam de nós.

3. Continuamos COMETENDO os mesmos erros.

Vemos que estamos presos a padrões de fracasso na vida e relacionamentos tóxicos que parecem se repetir. Como exemplo, a pessoa estar constantemente desempregada, ter vários relacionamentos fracassados.

4. Não CONSEGUIMOS ESQUECER as feridas do passado.

Não perdoamos, ficamos ralando feridas. Quando tá cicatrizando … voltamos a cutucar.

5. Não queremos NENHUMA CONEXÃO com o lugar ou com a família de origem.

Um filme muito bom que retrata sobre a aversão ao lugar que nascemos, crescemos e do afastamento da família de origem é o filme “Um homem de sorte”. .

Parece que tem outro filme com o mesmo nome. O nome desse filme em inglês vou deixar na descrição. É ótimo esse filme!

E um outro filme em que mostra justamente o contrário com a aceitação da família de origem do jeito que ela é, é o filme “Era uma vez um sonho”. Excelente! Assisti duas vezes seguidas. Os dois filmes estão atualmente na grade da Netflix.

6. Não podemos SER NÓS MESMOS com a família de origem.

Quando sentimos que não seremos aceitos pelos membros da nossa família se nós manifestarmos como realmente somos.

7. Estamos NOS LIMITANDO na vida.

Focar conscientemente no passado vai limitando nossas decisões futuras. Por exemplo: sabemos o motivo porque temos medo de viajar, devido ao medo incutido pelos nossos pais, temos consciência dessa influência, mas mesmo assim não enfrentamos esse medo, parece que estamos aprisionados.

8. Estamos ansiosos demais para AGRADAR OS OUTROS, até mesmo estranhos.

Evitamos ofender ou incomodar os outros ou pessoas estranhas, mas quando estamos com os que nós realmente gostamos e amamos, somos rudes, agressivos e costumamos magoá-los a troco de nada.

9. Temos um TEMPERAMENTO MUITO DIFÍCIL E RUIM.

Temos acessos incontroláveis de raiva por coisas mínimas. Podemos ter memórias inconscientes e quando qualquer acontecimento faz aflorar a situação original, desencadeia em nós uma resposta raivosa.

10. NOS SENTIMOS como nosso pior inimigo.

Se falhamos e fracassamos por causa da ansiedade e emoções negativas que nos paralisam, exageramos na maneira como nos sentimos e ficamos muito infelizes. A resposta pode estar no passado.

É importante reconhecermos conscientemente o impacto que esses padrões negativos tem sobre nós e como eles refletem em nosso comportamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *