Foco no conhecimento

O foco no conhecimento de nós mesmos é um aspecto primordial para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal para estarmos em paz conosco e com a nossa história. É necessário muitas reflexões sobre muitos contextos da nossa vida, analisarmos e nos desapegarmos daquilo que não nos leva a lugar algum. O homem como ser racional é fruto da sua inteligência e como ele coloca em prática o conhecimento adquirido.

Para os gregos, desde a antiguidade, o conhecimento é uma virtude que contribui para a felicidade, pois ao estar em constante aprendizado faz do ser humano um buscador insaciável do conhecimento, da informação que liberta o indivíduo e o conduz à sabedoria e esse movimento passa a ser muito prazeroso para nós quando tomamos consciência da sua importância.

Sócrates via o conhecimento como um bem supremo para o ser humano. Na antiguidade o conhecimento chegava para apenas alguns membros da sociedade, porém hoje com os recursos tecnológicos atuais e com a Internet é facilmente possível obter conhecimento sem sair de nossas casas. Fazer cursos Online no conforto do nosso lar. E tem várias especialidades, para todos os gostos. O resultado positivo vai depender em muito do quanto focamos nesse processo e colocamos em prática o que aprendemos.

Conhecimento que não traz transformação interior é apenas um amontoado de informações. Hoje temos acesso a muitas e variadas informações sobre um mesmo tema. Discernir aquilo que pode nos ajudar e nos transformar pode ficar complicado quando não sabemos aonde queremos chegar.

Dentre os muitos benefícios que o conhecimento nos conduz, vou citar três que vejo como muito relevantes:

• Desenvolvimento pessoal
O autoconhecimento contribui para o nosso crescimento pessoal e profissional. Investir no desenvolvimento pessoal traz muitos benefícios como autoconhecimento, motivação, mais produtividade e melhoria da qualidade de vida.

• Tomar decisões mais conscientes
Quando nos conhecemos e entendemos como funcionamos, ficamos mais atentos a padrões repetitivos e atitudes impulsivas.

• Ser resiliente
Ser resiliente e permanecermos calmos e centrados diante dos desafios e das adversidades, se recuperando e superando rapidamente para gerenciarmos a própria vida.

Quando estamos envolvidos conscientemente no nosso processo de autoconhecimento não agimos mais no piloto automático respondendo aos acontecimentos com atitudes irracionais. Identificamos os padrões negativos e separamos o que é nosso com o que estamos trazendo como uma repetição de comportamentos da nossa herança familiar.

Mas para isso ocorrer, temos que compreender conscientemente como esses padrões nos atinge e como reverberam no âmbito pessoal, nos relacionamentos e no trabalho.

Quando num movimento interno mantemos o foco no conhecimento e na nossa transformação interior, temos mais determinação em aprendermos algo diferente e a flexibilidade para fazermos mudanças impactantes no nosso pensamento e na nossa maneira de sentir e agir.

O conhecimento pode nos levar a uma grande transformação interior e o despertar da nossa consciência. A busca do conhecimento pode ser um dos nossos projetos de vida. Essa jornada de ser um buscador do conhecimento é muitas vezes solitária e é intransferível cabendo a cada um de nós assumirmos com determinação e coragem essa jornada porque ninguém a fará por nós.

Esse ato de coragem que exige de nós uma postura realista de que compete a nós e somente a nós darmos esse passo que vai nos levar a assumirmos quem realmente somos e a sermos mais perseverantes na busca de nossos sonhos e objetivos de vida e a sermos mais responsáveis com nossas atitudes, pensamentos e emoções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *